Um estudo da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), dos Estados Unidos, mostrou que o planeta Terra é mais verde do que há 20 anos. A pesquisa é baseada em informações que foram coletadas nas últimas duas décadas pelo instrumento MODIS da NASA, localizado em dois satélites que orbitam a Terra e cujos resultados de alta resolução são bastante precisos. 

A pesquisa, publicada em 11 de fevereiro, descobriu que o esverdeamento do planeta ao longo das últimas duas décadas mostrou um aumento geral de 5%, equivalente a mais de dois milhões de quilômetros quadrados de área extra de vegetação a cada ano em comparação com o início dos anos 2000.

Este “greening” do planeta representa um aumento de árvores e folhas de plantas equivalentes à área da Amazônia completamente coberta.

O maior “esverdeamento” do planeta ocorreu na China e na Índia, graças à agricultura intensiva empreendida pelas duas nações. No caso da China, também foi implementado por um ambicioso programa de plantio de árvores. De fato, os asiáticos contribuem com 42% dos programas ecológicos do mundo para expandir e conservar as florestas, reduzindo assim a poluição do ar, a mudança climática e a erosão do solo. 

Segundo Chi Chen, principal autor do estudo, essas descobertas são surpreendentes, uma vez que contradizem a noção generalizada de degradação que é causada pela superexploração de recursos realizada por alguns países. “China e Índia representam um terço da ecologização, mas contêm apenas 9% da superfície terrestre do planeta coberta de vegetação”, comenta. 

Os resultados obtidos pelo estudo permitirão que os cientistas façam estimativas mais precisas sobre o comportamento dos sistemas da Terra, ajudando os países a tomar melhores decisões sobre como agir na conservação natural. Rama Nemani, coautor do estudo apontou para os programas da China para conservar e expandir as florestas e o cultivo de culturas alimentares na Índia.

“Agora que sabemos que a influência humana direta é um fator-chave para a Terra, precisamos incorporar isso em nossos modelos climáticos”, continuou ela. “Isso ajudará os cientistas a fazer melhores previsões sobre o comportamento dos diferentes sistemas da Terra, o que ajudará os países a tomar melhores decisões sobre como e quando agir.

Os poréns

Para os autores do estudo, em geral, as descobertas são boas notícias.

“Nos anos 70 e 80, na Índia e na China, a situação da perda de vegetação não era boa”, disse em comunicado à imprensa Rama Nemani. “Nos anos 90 as pessoas perceberam isso, e hoje as coisas melhoraram”.

Mas os cientistas também fazem alertas e ressalvas. Por exemplo, na Índia, o aumento na produção de alimentos depende da irrigação das águas subterrâneas. Se essa água acabar, a tendência pode mudar.

Além disso, estudiosos destacam que o aumento da vegetação em todo o mundo não compensa os danos causados pela perda da cobertura natural em regiões tropicais, como o Brasil e a Indonésia.

“As consequências para a sustentabilidade e a biodiversidade desses ecossistemas permanecem”, diz o relatório.

Além disso, como Nemani explica à BBC News Mundo, “a terra dedicada à agricultura não ajuda a armazenar carbono, como é o caso das florestas”.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://massanews.com/negocios-da-terra/agricultura/terra-e-mais-verde-que-20-anos-atras-diz-nasa-X0WNX.html
  • https://didyouknowwebsite.com/2019/03/04/nasa-says-earth-is-greener-today-than-20-years-ago-thanks-to-china-india/
  • https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/estudo-da-nasa-mostra-que-planeta-esta-mais-verde-que-ha-20-anos,99d0c5e6c47e567c18b956b7aeb10e25j6p8w4wx.html
  • https://ciencianautas.com/a-terra-esta-mais-verde-hoje-do-que-ha-20-anos-gracas-a-atividade-humana-mostra-estudo-da-nasa/
Advertisements