Advertisements

Engenheiro na Web

Notícias de engenharia, arquitetura, informações sobre tecnologias inovadoras e novidades que fazem um mundo melhor!

São comuns, em períodos chuvosos, as enchentes nas grandes cidades. Frequentemente há notícias sobre ruas alagadas pelas águas da chuva, causando transtornos, prejuízos, doenças e desastres. Isso acontece (entre outros motivos) por causa da baixa porosidade dos asfaltos convencionais das metrópoles. Eles absorvem pouca água e sobrecarregam o sistema de drenagem (que já não são os mais bem projetados do mundo).

Uma das soluções para esse problema das enchentes é a utilização de Concreto permeável ou Eco pavimento. É um conjunto de técnicas utilizadas na pavimentação de rodovias, calçadas, ciclovias e estradas onde os materiais utilizados permitem a passagem ou infiltração da água. Sua estrutura possui espaços livres ou vazios que permitem o escoamento da água.

O concreto permeável permite o aumento da permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas. A finalidade é absorver certo volume de água, fazendo a recarga do lençol freático, ou escoar essa água através de dutos e drenos posicionados abaixo do pavimento. O uso desse material elimina os problemas ambientais e urbanos decorrentes da impermeabilização dos solos, além de reduzir enxurradas e enchentes.

Já não é um produto novo do mercado, mas foi no final de 2015 que ele “voltou à moda”, ganhando novas possibilidades. A norma ABNT NBR16.416/2015 – Pavimentos permeáveis de concreto – Requisitos e procedimentos, foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18), estabelecendo requisitos mínimos para projeto, especificação, execução e manutençãode pavimentos permeáveis de concreto.

Até esse momento, a demanda pelo uso urbano do concreto permeável – com revestimentos de peças de concreto intertravadas, placas de concreto ou pavimento de concreto moldado in loco – vinha aumentando, mas sem uma norma técnica para regular os requisitos do material, seu uso ficava bastante restrito. 

Para difundir o uso do concreto permeável, as construtoras precisavam de uma baliza técnica que fornecesse um nível maior de segurança na hora de especificar e aplicar produtos e materiais. Com a nova norma, foi como se o material fosse “relançado”, podendo ser usado livremente, e inclusive agora, na pavimentação de vias.

Hoje, o uso na pavimentação de vias públicas e condomínios já reflete uma preocupação dos centros urbanos com alagamentos. O material fica responsável por diminuir a velocidade de escoamento das águas pluviais, na medida em que sua função drenante faz reter parte do volume das chuvas, até o ponto de saturação do pavimento.

image4 (1)

Esse mesmo piso drenante também pode aparecer na construção de piscinões que estocam água das chuvas – bastante úteis em épocas de crises hídricas. Como isso funcionaria? Em uma superfície de piso executada em concreto poroso, sobre sub-base oca e de paredes de concreto impermeabilizado, como numa piscina, suas paredes e base ficariam impermeáveis para estocar o excesso de águas escoadas pela superfície. Agora, se o fundo da mesma superfície em concreto permeável fosse drenante – de areia ou pedra, por exemplo -, a água poderia ser drenada para lençóis freáticos subterrâneos.

Pontos positivos do asfalto permeável

Ao colocar o concreto permeável nas grandes cidades diminuem-se muitos impactos negativos ao meio ambiente, sendo uma tecnologia sustentável.

Os benefícios dessa inovação são:

  • Diminuição de ilhas de calor: O concreto permeável minimiza o problema da formação de ilhas de calor. O concreto comum absorve grande parte do calor e, por ser um material de cor clara, o reflete para o ambiente, aquecendo-o. O material poroso não permite tanta absorção de calor, justamente por não ser maciço; refletindo menos calor, aquecendo menos o ambiente ao entorno.
  • Vias para pedestres: O concreto poroso também oferece excelentes benefícios ao ser usado em vias e calçadas voltadas para pedestres. Um deles é evitar as poças de água que normalmente se formam em dias de chuva. Com o concreto convencional, muitas calçadas sofrem com os danos ao longo do tempo, devido ao desgaste decorrente do excesso de água. Isso pode causar acidentes aos pedestres por conta de buracos, sem contar a necessidade de gastos públicos para o reparo.
  • Tem alta permeabilidade: O concreto permeável difere em sua mistura, que praticamente não recebe areia, apenas cimento, pedra e água, além de aditivos específicos para aumentar sua porosidade, de acordo com as necessidades do projeto. Quanto à pedra utilizada, ela tem granulometria específica, podendo ser brita zero, um, dois, ou o mesmo tipo de pedra utilizada na mistura do concreto convencional. O importante é que a pedra tenha curva granulométrica mais concentrada, em uma ou duas peneiras, no máximo, para que a distribuição muito homogênea não feche os poros. consegue absorver de 11 a 18 litros de água por minuto, representando 70% de permeabilidade.
  • Abastece o lençol freático: as águas pluviais permeabilizam camada por camada até chegar ao aquífero sem poluentes.
  • Filtra a água poluída: o que vem das chuvas não é próprio para o consumo. Além disso, a água mistura com todo o lixo das ruas, piorando a situação. Com o novo asfalto, consegue-se filtrar as impurezas nela contidas, chegando ao seu destino final bem mais pura.
  • Menos utilização de argamassa: O concreto poroso também não leva argamassa na mistura – material responsável pela calda que impermeabiliza as superfícies. Sua resistência final é variável e pode estar adaptada a cada projeto, como o uso em vias públicas de tráfego intenso de veículos pesados. E com a norma técnica que regulamenta a sua aplicação, se tornou possível utilizar o material em projetos urbanos de forma massiva, contínua e a partir de grandes volumes usinados. 
  • Facilita o tratamento do esgoto: em caso de chuvas fortes todo os  lixos e resíduos são escoados pelos sistemas de esgoto. Com a tecnologia, diminui-se a pressão sobre esses canais subterrâneos, uma vez que os poluentes são retidos pelo produto.
  • Auxilia no controle de inundação e da poluição: por evitar enchentes e reter lixo, o asfalto facilita as ações de combate às cheias e aos poluentes trazidos pelas cheias.
  • Variedade de Cores: Por ser feito com cimento, possibilita o acréscimo de pigmentos para se ter uma variedade de cores.

Contudo, deve-se atentar a como deve ser colocado o pavimento poroso, pois há algumas restrições para ele.

Pontos negativos do produto

Um dos pontos negativos do concreto permeável está em não suportar o tráfego pesado. A invenção é uma mistura de cimento, água e outros materiais, mas possui pouca areia, comparado ao convencional.

Esses materiais influenciam na resistência do pavimento. Mas há uma relação inversa com a permeabilidade. Em outras palavras: quanto maior a resistência do produto, menor será sua permeabilidade. Logo, não pode ser aplicado em locais onde trafegam veículos pesados, como ônibus e caminhões. A solução é aplicar o produto em ciclovias, calçadas para pedestres, quadras poliesportivas e estacionamentos para veículos leves.

Outro ponto negativo é o custo de se fazer o calçamento. De acordo com os desenvolvedores do projeto, implementar a solução torna-se de 20 a 25% mais cara que o pavimento tradicional. Somente consegue-se igualar o orçamento quando comprado em larga escala.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • http://igceducacao.com.br/postagem-blog/asfalto-permeavel-conheca-os-pontos-positivos-e-negativos-dessa-novidade/
  • https://www.tecnosilbr.com.br/concreto-permeavel-o-que-e-e-quais-seus-grandes-atrativos/
  • https://www.idd.edu.br/blog/idd-news/por-que-amamos-as-vantagens-do-concreto-permeavel-e-voce-tambem-deveria
Advertisements

Deixe uma resposta

Copyright © All rights reserved. Newsphere by AF themes.