Advertisements

Engenheiro na Web

Notícias de engenharia, arquitetura, informações sobre tecnologias inovadoras e novidades que fazem um mundo melhor!

Veículos elétricos com carregamentos sem fios mudarão a realidade

4 min read

Sabemos que há uma necessidade urgente em melhorar a capacidade das baterias, a velocidade dos carregadores e a eficiência dos veículos elétricos. Contudo, mais que isso, a indústria tem de promover tecnologias que mudem para sempre a mobilidade automobilística. Desta forma, o desenvolvimento da tecnologia de carregamentos sem fios será capaz de mudar a forma como vemos atualmente a mobilidade elétrica.

A Qualcomm parece ter já a solução pronta.

Carregar os veículos elétricos sem fios mudará para sempre

Carregadores sem fios para carros elétricos

Há alguns anos que existem projetos e estudos sobre carregadores sem fios para veículos elétricos. Isto porque a tecnologia de carregamentos sem fios promete mudar, para sempre, a mobilidade elétrica. Aspetos como autonomia e tempos de carregamento são os principais obstáculos à captação de mais utilizadores.

Contudo, além destes dois entraves referidos, o preço dos veículos elétricos é a terceira barreira. No entanto, como temos verificado, os preços estão começando a cair e o ganho é maior nos elétrios.

Assim, é necessário iniciar a produção em massa de mais carros elétricos. Desta forma, o terceiro entrave irá desaparecer. Mas, e os outros dois?

Qualcomm quer fazer a diferença no segmento moderno dos carros

As baterias de grande capacidade, com soluções como o eletrólito sólido e o uso de outros materiais, além de sistemas de carga rápida e ultrarrápida, estão já a ser uma realidade. No entanto, a verdadeira solução para a ansiedade de autonomia pode vir de mãos dadas com o carregamento sem fios. Pelo menos essa é a aposta da gigante tecnológica Qualcomm.

Sabemos, pela experiência noutros produtos, mesmo que em segmentos diferentes, que o carregamento sem fios ainda não prima pela velocidade. No entanto, a gigante americana não está preocupado com isso.

O que a Qualcomm propõe com esta tecnologia é a facilidade de realizar o processo de carregamento de modo que uma recarga rápida, num único local, seja substituída por várias recargas curtas em muitos lugares. Para isso, a empresa dá como exemplo colocar os carregadores por indução nas garagens públicas e privadas, áreas de estacionamento e descanso, e áreas onde temos os veículos parados por um certo período.

Há muitos cenários onde podemos encontrar o local ideal para cargas casuais e estáticas, as possibilidades são imensas.

Tecnologia Qualcomm

A tecnologia Halo da Qualcomm é essencialmente uma versão estendida daquela que usamos nos smartphones. Carregamentos sem fios com o princípio físico baseado na indução magnética.

Em termos práticos, existe uma bobina localizada no solo e esta gera um campo magnético. Assim, através desde campo magnético é induzida corrente elétrica até uma outra bobina localizada na parte inferior do carro. Desta forma, gera-se uma corrente elétrica que alimenta a bateria.

A plataforma de carga mede cerca de um metro quadrado, enquanto o receptor, no carro, é colocado num dispositivo menor. A operação é complementada com uma app que é instalada no smartphone e, recorrendo a gráficos intuitivos, o utilizador consegue alinhar as bobinas.

Quando os dois dispositivos estiverem alinhados, a potência de carga que pode ser alcançada será de 3,3 kW, 6,6 kW ou 20 kW. O sistema incorpora um mecanismo de segurança que o desativa quando deteta um objeto estranho entre as plataformas de carga e envia um alarme ao condutor.

Atualmente, esta tecnologia já está em utilização no carro médico que participa na Fórmula E. Este é um protótipo que tem como missão testar o efeito de desgaste causado pelo intenso uso.

Embora a Qualcomm possa implementar esta tecnologia em qualquer veículo elétrico, é provável que seja incluída em aplicações OEM (Original Equipment Manufacturer) incorporados nos sistemas de informações e entretenimento de cada fabricante.

Na Fórmula E, a Qualcomm mostra às empresas fabricantes a sua tecnologia, podendo personalizar e ajustar a mesma ao desenvolvimento do software de cada marca.

BMW na vanguarda da tecnologia de carregamentos sem fios

A BMW começou a fabricar os seus primeiros sistemas de carregamento indutivo em julho de 2018. Esta tecnologia está atualmente a ser introduzida no BMW 530e iPerformance e está pronta para trabalhar em muitos dos modelos híbridos plug-in da marca.

A marca germânica fabricou um sistema que tem duas partes chamadas Groundpad e Carpad. O primeiro é colocado no chão e o segundo é ligado ao sistema de carga da bateria do carro. A BMW diz que, por enquanto, atinge uma potência de 3,2 kW, com o qual a bateria é carregada em três horas e meia, graças a uma eficiência energética de aproximadamente 85%.

Carregamentos sem fios – serão viáveis num futuro próximo?

A massificação dos veículos elétricos está já a acontecer. Contudo, muitas pessoas, possíveis futuros utilizadores, apontam o dedo às baterias, à autonomia e ao tempo de carregamento (assim como à falta de infraestruturas de carregamento).

No entanto, a resolução destes problemas atuais podem passar por ter automóveis mais otimizados e comedidos no consumo, ao invés de aumentar o tamanho ou a capacidade de armazenamento. Assim como o tempo de carregamento pode passar por aproveitar espaço e tempos mortos para cargas incrementais, ao invés de se apostar em estruturas caras de supercarregadores.

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

  • https://pplware.sapo.pt/motores/carregamento-sem-fios-qualcomm-carros/


Advertisements

Deixe uma resposta

Copyright © All rights reserved. Newsphere by AF themes.