Advertisements

Engenheiro na Web

Notícias de engenharia, arquitetura, informações sobre tecnologias inovadoras e novidades que fazem um mundo melhor!

Projeto de avião vai do Brasil ao Japão em 3 horas

2 min read

Já imaginou fazer uma viagem para o Japão em 3 horas? Parece que esse sonho está começando a se tornar realidade.

A empresa norte-americana Boeing revelou nesta semana detalhes de uma aeronave experimental que está desenvolvendo e que será capaz de fazer esse trajeto!

O avião, segundo a Aviation Week, será capaz de voar a uma velocidade cinco vezes maior que a do som – ou seja, a mais de 6.125 quilômetros por hora. Para efeito de comparação, a velocidade de vôo de um Boeing 737 é de cerca de 830 quilômetros por hora.

Depois de ficar atrás da Airbus em número de aeronaves encomendadas, a Boeing decidiu revelar o plano de fabricar a aeronave que pode viajar a uma velocidade cinco vezes maior que a velocidade do sim.

Isso mesmo, que a velocidade do som!

Seria então, possível voar do Brasil para o Japão em somente três horas! Porém, para nosso desespero, a proposta da aeronave não é de aviação comercial, mas sim para fins militares.

Para atingir essa velocidade, a aeronave usaria dois tipos de dispositivos de impulso. Inicialmente, ela usaria uma turbina a jato para alcançar a velocidades próximas de Mach 3 (três vezes a velocidade do som). 

Na hora de pousar, o avião deve voltar a usar as turbinas convencionais para desacelerar.

O sistema de propulsão que combina essas duas tecnologias recebe o nome de “Turbine-Based Combined Cicle”, ou TBCC, uma sigla que significa algo equivalente a “ciclo combinado baseado em turbinas”. 

A pesquisa sobre esse tipo de propulsão está sendo financiada tanto pela Nasa, quanto pela DARPA, órgão de pesquisa do exército dos EUA.

A Boeing já possui um cronograma planejado para o desenvolvimento do projeto e a expectativa é que fique pronta para o ano que vem. Até agora, apenas uma imagem do protótipo foi divulgada.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Advertisements

Deixe uma resposta

Copyright © All rights reserved. Newsphere by AF themes.