Advertisements

Engenheiro na Web

Notícias de engenharia, arquitetura, informações sobre tecnologias inovadoras e novidades que fazem um mundo melhor!

Conheça o Scania NXT – O conceito sustentável de veículos urbanos

6 min read
O futuro do transporte mundial! É assim que a Scania apresentou o novo veículo conceito Scania NXT! . O autônomo elétrico com bateria da Scania foi projetado com o objetivo de obter flexibilidade: o veículo poderia, por exemplo, levar passageiros para o trabalho pela manhã (e voltar para casa à noite), entregar mercadorias durante o dia e ser usado como veículo para a coleta de lixo a noite.

Fonte: Scania.com

O Scania NXT é a visão do futuro do transporte urbano mundial!”

É assim que a Scania apresentou o novo veículo conceito Scania NXT! . O autônomo elétrico com bateria da Scania foi projetado com o objetivo de obter flexibilidade: o veículo poderia, por exemplo, levar passageiros para o trabalho pela manhã (e voltar para casa à noite), entregar mercadorias durante o dia e ser usado como veículo para a coleta de lixo durante a noite.

Vários módulos podem ser colocados no chassi – uma cabine de passageiros ou um dos módulos de transporte, dependendo da aplicação.

O sistema é engenhoso, permitindo que o corpo do veículo seja trocado, em um sistema modular, em uma demonstração ousada de inovação, os engenheiros da Scania levaram o DNA da empresa ao próximo nível no desenvolvimento de um veículo conceitual que pode mudar de forma para diferentes tarefas urbanas.

Fonte: Scania.com

A ideia da Scania é se destacar nos centros urbanos, onde muitas cidades vem mudando a legislação para reduzir emissões de poluentes e de ruídos, e também para reduzir o número de veículos nas ruas, diminuindo os congestionamentos.

“O NXT é uma visão do futuro para o transporte nas cidades. Várias dessas tecnologias ainda precisam amadurecer completamente, mas, para nós é importante construir um veículo conceitual para demonstrar visualmente e tecnicamente as idéias sobre o que está ao nosso alcance”, diz o Presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson. “Várias dessas tecnologias ainda precisam amadurecer completamente, mas para nós é importante construir um veículo conceitual para demonstrar visualmente e tecnicamente as ideias sobre o que está ao alcance”.

A vontade de tornar o conceito pronto para a produção em série está lá: o lançamento do mercado do NXT está definido em 2030.

Com o sistema modular, os sistemas de acionamento do veículo podem ser usados em um ônibus, caminhão de entregas ou caminhão de lixo. O primeiro conceito apresentado é o de um ônibus, que está na Conferência Global de Transporte Público da UITP em Estocolmo-Suécia, até amanhã, 12 de junho.

Fonte: Scania.com

Há quem diga que a ideia soa semelhante aos conceitos do Mercedes Urbanetic ou Rinspeed Snap, que foram apresentados no ano passado. Mas há uma grande diferença no carro-conceito Scania: enquanto a unidade de acionamento forma uma plataforma rígida nos outros modelos, os módulos de acionamento dianteiro e traseiro no NXT não estão conectados. Isso permite operar módulos com diferentes distâncias entre eixos; afinal de contas, um caminhão de entrega tem requisitos diferentes dos de um ônibus de passageiros ”.

“Isso é algo novo, algo muito diferente. No entanto, o design flexível e as unidades modularizadas estão no centro dos projetos da Scania”, afirma Robert Sjödin, gerente de projetos do NXT.

Fonte: Scania.com

“A melhoria contínua em pequenos passos tem sido a marca da Scania”, diz Sjödin. “Estamos agora dando um salto gigantesco para o futuro. Este veículo fornecerá dados tangíveis inestimáveis ​​em nosso desenvolvimento contínuo de veículos autônomos eletrificados”.

Fonte: Scania.com

O módulo de onibus NXT da Scania tem oito metros de comprimento e é construído como uma unidade composta, reduzindo substancialmente o peso. As baterias de células cilíndricas são colocadas sob o piso, utilizando assim um espaço morto, além de contribuir para uma melhor distribuição de peso. Com menos de oito toneladas, a autonomia das baterias é ampliada, chegando a até 245 quilômetros com uma carga completa.

Fonte: Scania.com

Muitas das características internas do módulo de ônibus do veículo conceito compensam a falta de motorista. Luzes no teto informam os passageiros quando o veículo está prestes a iniciar ou parar. O NXT também é equipado com um sistema para alertar aqueles que estão desembarcando em tráfego não seguro.

Ao entrar, os passageiros podem ver imediatamente informações sobre conexões de transporte público e se comunicar com um operador humano por meio de um touch pad em forma de esfera. Informações em uma tela adicional podem incluir, por exemplo, atualizações de notícias ou recomendações turísticas e dicas.

Fonte: Scania.com

O veículo conceito autônomo é equipado com sistemas de sensores integrados de ponta para condução e detecção de tráfego. Câmeras na frente, na traseira e nas laterais são complementadas por sistemas de radar e de detecção de luz e alcance.

“Esse sistema integrado de sensores permite que o veículo escaneie todo o ambiente e obtenha uma visão de 360 ​​graus”, explica o gerente de transportes Michael Bedell, Scania. “Atualmente, os veículos podem ficar aquém da capacidade de processamento humano, mas no futuro eles serão superiores ao que os seres humanos podem alcançar simplesmente porque terão acesso a muito mais informações e a capacidade de processar essa massa de dados”.

Fonte: Scania.com

As pessoas nas proximidades do veículo serão alertadas para a sua abordagem por iluminação LED em toda a frente, lados e traseira. Também confirma através de iluminação e som que está ciente de um pedestre ou ciclista que passa. Isso é feito em três etapas: Inicialmente, o veículo sinalizará através de um feixe de laser que observou a pessoa. Se esse aviso passar despercebido, o veículo amplificará a iluminação do LED e finalmente emitirá um som.

Fonte: Scania.com

“A comunicação entre um veículo autônomo e as pessoas que se deslocam foi destacada como especialmente importante, já que muitos pedestres nas ruas da cidade fazem, o que, para muitos, é um contato quase inconsciente com motoristas antes de atravessar as ruas” diz Bedell. “No entanto, quando esse ligeiro aceno de um motorista desaparece, fica claro quanto valor esse contato acrescenta. Isso é algo que precisamos para programar veículos autônomos para lidar. ”

”Para conseguir uma mudança real no ecossistema de transporte, os veículos desempenham um papel importante, mas é preciso estar mais presente. É necessário um desenvolvimento significativo de infraestrutura para atender tanto a veículos eletrificados quanto autônomos. Além disso, o fluxo de pessoas e bens nas cidades 24 horas por dia, 7 dias por semana, precisa ser tratado de forma coerente e não planejado de forma diferente.

O transporte comercial, de muitas maneiras, constitui o pulso de uma cidade. É assim que chegamos ao trabalho ou à escola. É como a comida chega às lojas e restaurantes, como os remédios são entregues aos hospitais e como o lixo é coletado e removido. Atualmente, os fluxos nas cidades estão longe de serem otimizados, pois os bens são entregues durante a hora do rush da manhã, enquanto a maioria das pessoas também está em movimento. Enquanto isso, o transporte comercial é praticamente proibido dos centros das cidades durante as noites em que as pessoas estão dormindo.

Henriksson, portanto, vê o NXT como um ímpeto para olhar para o transporte e veículos de forma diferente e mais sustentável, a fim de otimizar os fluxos de tráfego.

“Nós da Scania não podemos redesenhar todo o sistema de transporte para as cidades”, diz o sueco. “O que podemos fazer é inspirar mudanças e essa é a ideia por trás do NXT – pensar em transporte e veículos de uma maneira diferente e sustentável.”

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Advertisements

Deixe uma resposta

Copyright © All rights reserved. Newsphere by AF themes.