O Coronavírus foi criado em laboratório?

A pandemia mundial está afetando todos os países, fazendo com que muitos deles decidam por fechar as fronteiras. Como consequência já existe o temor de muita gente de que esse isolamento faça com que o comércio perca força e o mundo entre em uma grave recessão. Baseado nisso, muita gente vem divulgando várias teorias de conspirações. Algumas pessoas, incluindo políticos nos Estados Unidos e na China, sugeriram que o novo coronavírus, SARS-CoV2, que está causando a pandemia atual, pode ser uma arma biológica fabricada em laboratório. A única diferença entre as teorias da conspiração é quem está sendo acusado de fabricá-la.

Apesar dessas conspirações, nenhum dos lados consegue apresentar provas para comprovar a teoria e entendemos que o melhor a se fazer é procurar por mais informações a respeito. Foi o que fizemos.

No dia 26 de fevereiro de 2020, descobrimos um estudo que foi publicado no “New England Journal of Medicine”. Na peça, David M. Morens, M.D., e Peter Daszak, Ph.D. do Instituto Nacional de Saúde (NIH), e Jeffery K. Taubenberger, M.D. e Ph.D., escreveram: “Certamente os cientistas nos dizem que o SARS-CoV-2 não escapou de um frasco: as sequências de RNA se assemelham às dos vírus que circulam silenciosamente nos morcegos, e as informações epidemiológicas implicam que um vírus de origem do morcego infecte espécies animais não identificadas vendidas em mercados de animais vivos da China. ”

Pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido constataram que o SARS-CoV-2, nome técnico do novo coronavírus, surgiu a partir de processos naturais, resultado de seleção natural. As conclusões da pesquisa, publicada na renomada revista Nature Medicine na última terça-feira (17), descartam as teses de que a doença teria nascido na bancada de alguém mal intencionado. A equipe de pesquisa (Kristian G. Andersen, do Instituto de Pesquisa Scripps; Andrew Rambaut, da Universidade de Edimburgo; W. Ian Lipkin, da Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia; Edward C. Holmes, da Universidade de Sydney; e Robert F. Garry, da Universidade de Tulane) descreveram como haviam analisado as sequências genéticas que codificam os picos de proteína na superfície do SARS-CoV2. O vírus parece uma maçã medieval com vários espinhos saindo de sua forma esférica. Esses espinhos não são enfeite, já que vírus os utiliza para se prender a uma célula que deseja invadir e depois entrar nela.

Aparentemente, partes desses “espinhos de proteína” são tão eficazes no direcionamento de receptores específicos nas células humanas que é difícil imaginar humanos fabricando-os – pelo menos não com a tecnologia existente atualmente. Os pesquisadores concluíram que esse recurso e, portanto, o novo coronavírus, só poderia ter evoluído naturalmente ao longo do tempo. Os seres humanos podem fazer coisas úteis, como aplicativos de compartilhamento de viagens, mas ainda somos bastante insignificantes em comparação com a natureza quando se trata de criar coisas como vírus.

“Nossa análise claramente mostra que o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus manipulado propositalmente”, escreveu a equipe de cinco cientistas.

Além das pesquisas acima temos outro fato a ser considerado, o vírus não está agindo como uma arma biológica no momento. As melhores armas biológicas matam a uma taxa muito mais alta e podem ser prontamente transportadas e liberadas. Imagine ser informado de que uma arma biológica pode levar a vida de 1% a 3,4% das pessoas infectadas, mas você não sabe exatamente quais. A diferença entre o SARS-CoV2 e patógenos como o Ebola ou Antraz é como a diferença entre um monte de sofás e uma coleção de mísseis. Certamente, o primeiro pode causar danos, mas não de maneira previsível e consistente. Se alguém realmente decidiu desenvolver o SARS-CoV2 como uma arma biológica, essa pessoa precisa encontrar um novo emprego.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Advertisements

Deixe uma resposta