Advertisements

Engenheiro na Web

Notícias de engenharia, arquitetura, informações sobre tecnologias inovadoras e novidades que fazem um mundo melhor!

O que fazer na quarentena? Cursos gratuitos!

5 min read
Não está fácil para ninguém. Desde a chegada do coronavírus (Covid-19) ao Brasil, o Ministério da Saúde tem orientado as pessoas a ficar o maior tempo possível em casa, recomendando sair apenas em casos de urgência para evitar o contágio. O isolamento, no entanto não é fácil. Mais tempo ocioso pode ser difícil para muitas pessoas que estão acostumadas com rotinas agitadas, mas também poder ser uma oportunidade para colocar as coisas em dia. Fazer aquele curso que há tempos não entrava na agenda, começar uma rotina de exercícios, por uma série em dia e quem sabe ler um livro novo. E a nossa proposta é essa: que tal aproveitar o tempo livre para estudar? Empresas de ensino a distância, notícias e entretenimento anunciaram a liberação de ao acesso para assinantes e novos clientes como forma de ajudar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento. As opções vão de séries, a filmes, games até cursos de capacitação da Harvard online gratuitos e com certificado. Veja abaixo a relação dos cursos gratuitos disponibilizados:

Não está fácil para ninguém. Desde a chegada do coronavírus (Covid-19) ao Brasil, o Ministério da Saúde tem orientado as pessoas a ficar o maior tempo possível em casa, recomendando sair apenas em casos de urgência para evitar o contágio. O isolamento, no entanto não é fácil. Mais tempo ocioso pode ser difícil para muitas pessoas que estão acostumadas com rotinas agitadas, mas também poder ser uma oportunidade para colocar as coisas em dia. Fazer aquele curso que há tempos não entrava na agenda, começar uma rotina de exercícios, por uma série em dia e quem sabe ler um livro novo. E a nossa proposta é essa: que tal aproveitar o tempo livre para estudar? Empresas de ensino a distância, notícias e entretenimento anunciaram a liberação de ao acesso para assinantes e novos clientes como forma de ajudar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento. As opções vão de séries, a filmes, games até cursos de capacitação da Harvard online gratuitos e com certificado. Veja abaixo a relação dos cursos gratuitos disponibilizados:

FGV

A Fundação Getulio Vargas foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People’s Choice Awards – premiação para as melhores iniciativas dentro do consórcio –, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.

A Fundação Getúlio Vargas liberou 55 cursos online, gratuitos e com certificado. As formações duram entre 4h e 30h horas e são nas áreas de direito, economia, liderança e pessoas, educação, finanças, marketing e vendas.

LinkedIn

O conteúdo do “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade” está disponível de graça. São 10 itens que equivalem a quase 11 horas de estudo com professores, escritores, coachs e especialistas em liderança, comportamento, administração e produtividade.

Harvard

100 cursos em 14 áreas distintas: artes e design, negócios e gestão, ciências da computação, governo, leis e política e outros, foram liberados pela universidade para ser feitos gratuitamente pela internet com certificado ao final.

Stoodi

Para quem está estudando para prestar o ENEM, esse site pode ajudar muito. Com duração inicial de 30 dias, a Stoodi permitiu acesso gratuito a todas suas videoaulas e exercícios com correção em vídeo para evitar maiores prejuízos aos alunos que tiveram aulas suspensas no país por causa do coronavírus.

Udemy

A plataforma de cursos online também abriu 40 formações em diferentes áreas (negócios, design, fotografia, marketing, TI e software) para quem quer aproveitar o tempo de quarentena em casa para aperfeiçoar ou aprender algo novo. Cursos de AutoCad, negociação, liderança e inglês também fazem parte dos disponibilizados pela plataforma.

Senai

Para o Senai é possível permanecer ativo, mesmo parado. Foram abertos 15 cursos capacitantes em graça em áreas que incluem TI, finanças, empreendedorismo e outros. Além da gratuidade, todos os cursos são totalmente a distância e não há limite para serem realizados. Ao final de cada um, há um certificado de conclusão, que pode ser impresso pelo aluno. O conteúdo das aulas varia entre 14h e 20h e tem como requisitos de acesso o mínimo de 14 anos de idade, 5ª série do Nível Fundamental completa, conhecimento em Windows, acesso a microcomputador conectado à internet e e-mail pessoal. Vale a pena pesquisar sobre os cursos “Desvendando o BIM” e “Desvendando a indústria 4.0”.

Impacta Tecnologia

O centro de ensino disponibilizou diversos cursos gratuitos, a lista vai desde os avançados como Big Data aos clássicos do dia a dia, em finanças, design, marketing e outros.  A experiência de aprendizado é similar a uma plataforma de streaming: a pessoa escolha o curso, a lista de favoritos, a certificação e outros detalhes em tempo real.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza tem 12 opções de cursos gratuitos na modalidade Mooc (Massive Open Online Course). As formações oferecidas são Autocad, Arduíno, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas.

Veduca

Os cursos de Gestão do Tempo e Comunicação estão disponíveis de graça, é só acessar o site e buscá-los no catálogo.

Coursera

A plataforma dará acesso gratuito ao seu catálogo de cursos para todas as universidades no mundo que foram impactadas pela pandemia. Estudantes podem entrar em contato com representantes da sua instituição de ensino para participar.

Oxford University

Não são propriamente cursos mas sim conteúdo gratuito de seus principais periódicos e recursos online para auxiliar pesquisadores, profissionais da medicina, gestores políticos e demais profissionais que trabalham na abordagem dessa emergência de saúde pública.

MIT

Dentre os cursos gratuitos oferecidos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão temas como Circuitos e eletrônica, Equações diferenciais, Arquitetura, Introdução a engenharia aerospacial, Introdução a aerodinâmica, Introdução a Ciência da Computação e Programação Usando Phyton, entre outros.

Notorium Play

Plataforma oferece cursos de direito gratuitos por 30 dias. Conteúdo inclui congressos online, aulas, documentários, mini cursos, entre outros.

Casa do Saber

O aplicativo da Casa do Saber On Demand conta com mais de 120 cursos e o acesso será gratuito pelos próximos 30 dias. Os conteúdos são de temas diversos, como Filosofia, Neurociência, Psicanálise, Arte, Cinema, Literatura, História e Atualidades.

TED Talks

TED é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, “ideias que merecem ser disseminadas”. Vale a pena conferir!

Agora só resta escolher o curso que melhor se encaixa no seu momento pessoal / profissional e aproveitar!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Advertisements

Deixe uma resposta

Copyright © All rights reserved. Newsphere by AF themes.