Nova Kombi elétrica pode se chamar e-Samba!

A Volkswagen Kombi foi um automóvel utilitário produzido pela empresa automotiva alemã Volkswagen, entre 1950 e 2013. No Brasil, foi fabricada ininterruptamente entre 2 de setembro de 1957 e 18 de dezembro de 2013, sendo praticamente o carro mais antigo do país. É considerada a precursora das vans de passageiros e carga. Por causa disso, o carro deixou muita gente com saudade! Se você é uma dessas pessoas fique tranquilo! A nova Kombi está chegando! Ou, ao menos, estará em espírito em um carro do futuro: a Volkswagen confirmou a decisão de produzir, a partir de 2022, um utilitário elétrico inspirado no icônico veículo.

A versão elétrica e autônoma da Kombi clássica, anunciada pela Volkswagen para 2022, poderá se chamar e-Samba. Ainda não sabemos se é verdade mas o que sabemos é que a VW solicitou solicitou o registro da nova marca no último mês (24/06) e há uma grande chance de que isso ocorra!

O que sabemos sobre a nova Kombi?

Chamado até agora de “I.D. Buzz” (como havíamos anunciado já em 2017), a “nova Kombi” terá quatro motores elétricos que, junto com a bateria, entregarão 600 km de autonomia. Quanto ao desempenho, a expectativa é que ela vá de 0 a 100 km/h em 5 segundos. A velocidade máxima, contudo, será limitada a 160 km/h por questões de segurança.

Espera-se que o modelo tenha uma versão de entrada, com um motor de 200 cv em cada eixo, gerando uma potência combinada de 375 cv. Nesta versão, a autonomia será reduzida aos 400 km.

Além de função tradicional de automóvel, a Kombi poderá ser utilizada como uma espécie de escritório móvel devido à sua configuração interna e seu alto grau de conectividade.

A clássica silhueta de “pão de fôrma” colabora para o interior espaçoso da nova Kombi. O assoalho totalmente plano facilita a circulação na cabine até que todos os oito passageiros estejam devidamente acomodados.

Um dos motivos para que a cabine seja tão espaçosa é o posicionamento estratégico dos motores elétricos abaixo do assoalho. Além de muito espaço interno, o I.D. Buzz terá uma capacidade de armazenamento satisfatória, com dois porta-malas, um na frente e outro na traseira. A expectativa é que a versão de produção explore ainda um outro atributo: a modularidade interna.

Origem do possível nome: E-Samba

Voltando um pouco ao passado, Samba foi o nome usado pela Volkswagen para batizar a versão mais luxuosa do seu T1 Transporter (primeira geração da da nossa conhecida VW Kombi). E como sabemos, esses veículos, fabricados nas décadas de 1950 e 1960, são altamente cobiçados nos dias de hoje.

Os Sambas mais raros e valiosos são os modelos de 21 e 23 janelas que são tão procurados que muitas pessoas estão adaptando os seus modelos de 11 janelas para se tornarem parecidos com a variante mais rara.

Por outro lado, ID Buzz é o que a Volkswagen chamou de conceito que visava evocar o espírito da Kombi original, mas com uma embalagem mais moderna. A reação do público a esse estudo de design foi extremamente positiva e o fabricante está pronto para colocá-lo em produção em 2022.

O conceito foi construído na nova arquitetura de veículos elétricos MEB da VW, tinha dois motores elétricos, um para cada eixo, que produziam 374 cavalos de potência combinados alimentados por uma bateria de 111 kWh.

Embora essa configuração de alta potência tenha grande chance de ser mantida no modelo de produção, o fabricante também oferecerá variantes de tração traseira menos potentes com baterias menores também; poderia haver variantes de passageiros e de carga, já que a VW exibiu o ID Buzz Cargo Concept no LA Auto Show de 2018.

Possibilidades sobre e-Samba

Ainda há a possibilidade de que o I.D. Buzz não receba o nome e-Samba. Há também uma chance de que a nova Kombi tenha uma credencial ID.7, como o restante da família. Nesse caso, a provável explicação é que a montadora alemã e o eClassics estariam desenvolvendo outro carro. As empresas já revelaram o e-Bulli, que é essencialmente uma versão reestruturada e elétrica da Kombi T1. Então, é possível que uma nova parceria esteja se formando para a construção de um veículo chamado e-Samba.

Vamos ter que aguardar para saber!!! Mas o mais importante já temos: a nova Kombi vem ai!!!!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Advertisements

Deixe uma resposta