Advertisements

Melhores Universidades de Engenharia do Mundo – 2021

A consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) publicou recentemente a atualização de 2021 do seu ranking das melhores universidades de Engenharia do Mundo. A QS avaliou cerca de 5.500 universidades para a criação de uma lista com as 1.029 melhores universidades do mundo. Utilizando-se de índices como número de citações, reputação acadêmica e reputação dos professores, o ranking é divulgado anualmente pelos britânicos.

Como a consultoria britânica divide em vários assuntos diferentes, vamos apresentar aqui o TOP 10 com as melhores universidades de engenharia e tecnologia do mundo. O ranking completo você pode ler aqui.

Novamente, segundo a consultoria,  neste ano aparece novamente em primeiro lugar o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que tem mantido o seu status de melhor Universidade de Engenharias e Tecnologia do mundo por vários anos consecutivos.

O top 3 do Ranking das Melhores Universidades do Mundo em Engenharias e Tecnologia, segundo a QS, conta ainda com a Universidade Stanford, posicionado em segundo lugar seguida pela Universidade de Cambridge. No ano passado essas também era as mesmas posições.

Logo em seguida em 4º lugar empatados estão o Instituto Federal Suíço de Tecnologia e a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU – Singapura), que ganhou 4 posições com relação ao ranking do ano passado.

Em sexto, sétimo e oitavo lugares respectivamente, estão as universidades de Oxford (Inglaterra), de Berkeley, na Califórnia (EUA) e o Imperial College de Londres. No ano passado a Universidade de Berkeley estava em 5º lugar mas perdeu duas posições.

Completam a lista a Universidade Nacional de Singapura (NUS) e a Universidade de Tsinghua (China), em nono e décimo lugares respectivamente, trocando de posição com relação ao ranking do ano passado.

Ranking das Melhores Universidades de Engenharia e Tecnologia do Mundo – QS Ranking – http://www.engenheironaweb.com

Outros Destaques

Destacamos o melhor desempenho em cada região, junto com algumas outras instituições notáveis.

África

As três melhores universidades africanas mais bem colocadas no ranking estão no Egito. Em 166º lugar, a Universidade do Cairo é a melhor africana no ranking. Completam o top 3 as Universidades de Alexandria e Ain Shams University (também no Cairo), nas posições 293º e 305º, respectivamente. A melhor universidade da Africa do Sul é a University of Cape Town, no 326º lugar.

América do Norte

Com 30 das 100 melhores universidades de engenharia e tecnologia do Mundo a América do Norte tem uma excelente representação, com 10 delas no TOP 25 o que mostra o nível de qualidade dessas universidades. A melhor universidade do Canadá é Toronto University, posicionada em 18º lugar no ranking.

América Latina

A Universidade de São Paulo (USP) foi classificada no 86º lugar no mundo, tornando-se a universidade mais bem colocada da América Latina. Ela é seguida pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) que ficou em 92º lugar e a Pontifícia Universidad Católica de Chile, que ficou no 109º lugar. Completam o top 3 das melhores universidades brasileiras a Unicamp, em 134º lugar e a Universidade Federal do Rio de Janeiro no 188º lugar. Se você quiser conhecer mais sobre o ranking das melhores universidades de engenharia do Brasil, clique aqui.

Ásia

Com 34 das 100 melhores universidades de engenharia e tecnologia do mundo, as universidades asiáticas subiram no ranking este ano são as maiores representantes do TOP100. Fora as 3 já citadas no ranking acima, ainda existem outras 5 universidades top 25.

Podemos destacar a KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology, da Coreia do Sul), em 16º lugar, a Hong Kong University e a Universidade de Tokyo, empatadas em 20º lugar, além das chinesas Shanghai Jiao Tong University e Peking University, posicionadas em 23º e 24º lugares.

Europa

Com 28 universidades no TOP 100, a Europa também está bem representada, com 7 universidades no top 25. Além das já destacadas acima podemos citar a EPFL (Suíca) em 12º lugar, a Delft University of Technology, da Holanda em 15º lugar, além da italiana Pilitecnico di Milano, em 20º.

A Alemanha tem como sua melhor representante a Technical University of Munich, em 29º lugar e a Suécia está representada pela KTH Royal Institute of Technology, em 31º lugar.

Em Portugal, os melhores cursos são da Universidade do Porto, em 178º lugar, seguido pela Universidade de Lisboa e de Coimbra, em 194º e 307º lugares, respectivamente.

Oceânia

Com 6 universidades no TOP 100 a Oceania é representada principalmente pela Austrália, com a UNSW Sydney em 36º lugar, seguida pela Universidade de Melbourne e Monash University em 50º e 58º lugares respectivamente.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Advertisements
Imagem padrão
Engenheiro na Web
Engenheiro na Web é o heterônimo de vários Engenheiros comuns pelo Brasil. Gosta de navegar pela Web, em busca de novas informações e conhecimentos. Seus pensamentos não param e, por isso, ele precisa escrever.
Artigos: 318

10 comentários

  1. […] britânica Quacquarelli Symonds (QS) publicou recentemente a atualização de 2021 do seu ranking das melhores universidades de Engenharia do Mundo. Foram avaliados mais de 5500 universidades para a criação de uma lista com as 1029 melhores. […]

  2. […] Caso queria saber qual é a melhor universidade de engenharia e tecnologia do mundo, clique aqui. […]

  3. […] civil e não sabe quais são as melhores universidades de Engenharia do Brasil e do Mundo? Clique aqui e aqui para […]

  4. […] mecânico e não sabe quais são as melhores universidades de Engenharia do Brasil e do Mundo? Clique aqui e aqui para […]

  5. […] Symonds (QS) publicou recentemente a atualização de 2020 (para acessar a atualização de 2021, clique aqui) do seu ranking de cursos de Engenharia. Utilizando-se de índices como número de citações, […]

  6. […] Melhores Universidades de Engenharia do Mundo – 2021 (engenheironaweb.com) […]

  7. […] Symonds (QS) publicou recentemente a atualização de 2017 (as versões mais atualizadas você pode abrir aqui) do seu ranking de cursos das maiores universidades do mundo. E, assim como o ranking dos maiores […]

  8. […] sabe qual é a melhor universidade de engenharia do Mundo? E qual é a melhor brasileira? Confira o […]

  9. […] Melhores Universidades de Engenharia do Mundo – 2021 (engenheironaweb.com) […]

  10. […] Você sabia que a UFSCar é uma das TOP 20 melhores universidades de engenharia e tecnologia da América Latina? Clique aqui para saber mais! […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: