Advertisements

Ranking das melhores universidades do mundo 2021

A consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) publicou recentemente a atualização de 2021 do seu ranking das melhores universidades do mundo. A QS avaliou cerca de 5.500 universidades para a criação de uma lista com as 1.029 melhores universidades do mundo. As classificações de assuntos da Quacquarelli Symonds Limited, publicadas anualmente, são projetadas para ajudar os alunos em potencial a encontrar as escolas líderes em sua área de interesse.

As classificações são baseadas em uma metodologia que avalia cada instituição em seis métricas: reputação entre acadêmicos e empregadores, proporção de alunos internacionais, proporção de professores internacionais, proporção de alunos do corpo docente e citações por corpo docente.

A Melhor Universidade do Mundo

Pelo nono ano consecutivo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) continua sua seqüência recorde de melhor universidade do mundo. O MIT recebeu a classificação nº 1 nas seguintes áreas temáticas do QS: Arquitetura; Química; Ciência da Computação e Sistemas de Informação; Engenheiro químico; Engenharia Civil e Estrutural; Economia e Econometria; Engenharia elétrica e eletrônica; Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Manufatura; Linguística; Matemática; Física e Astronomia; e Estatística e Pesquisa Operacional.

MIT – A Melhor Universidade do Mundo – DBIMAGES/ALAMY STOCK PHOTO – Fonte: https://www.sciencemag.org/news/2018/10/mit-use-350-million-gift-bolster-computer-sciences

O MIT também ficou em segundo lugar em quatro áreas temáticas: Contabilidade e Finanças; Ciências Biológicas; Ciências da Terra e do Mar; e Ciência dos Materiais.

O Top 10 – Melhores Universidades do Mundo

Dos dez primeiros colocados, cinco são dos Estados Unidos – incluindo todos os quatro primeiros. Dos cinco restantes, quatro estão no Reino Unido e um na Suíça. A melhor colocada fora da Europa ou América do Norte é a Universidade Nacional de Cingapura, que ficou em 11º lugar.

Em segundo lugar, assim como no ranking do ano passado, está a Universidade de Stanford, seguido pela Universidade de Harvard que que também ocupava a mesma posição no ano passado. Para completar o quarteto dos EUA, na quarta posição, está o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), que subiu uma posição com relação ao ano passado.

Na quinta posição está a Universidade de Oxford (Reino Unido), que caiu uma posição em relação ao ano anterior, seguido pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíca) em sexto e pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) em sétimo lugar no ranking.

Completam a lista o Imperial College de Londres em oitavo, a Universidade de Chicago (EUA) em nono e a UCL (University College London) em décimo lugar. Cabe destacar que a UCL caiu duas posições, sendo ultrapassadas pelas duas citadas acima.

As classificações deste ano foram lançadas em um momento desafiador para todo o mundo, com o COVID-19 impactando universidades e estudantes.

Outros Destaques

A grande história do Ranking das Melhores Universidades do Mundo deste ano é a subida impressionante obtida pelo grupo de universidades asiáticas. Agora já são 26 instituições do continente que figuram no top 100 global, mais de 25% do total, mais do que qualquer outro Ranking das Melhores Universidades do Mundo da história.

Destacamos o melhor desempenho em cada região, junto com algumas outras instituições notáveis.

América do Norte

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está classificado como o número um do mundo nos últimos nove anos. Em todas as categorias medidas pelo QS, o MIT obteve nota máxima. Em segundo lugar está a Universidade de Stanford, do outro lado dos Estados Unidos, perto do Vale do Silício, enquanto Harvard, Caltech e a Universidade de Chicago completam os dez primeiros colocados. A instituição canadense mais bem colocada é a Universidade de Toronto (25º lugar no ranking com a Universidade Johns Hopkins em Baltimore, EUA).

América latina

A Universidade de Buenos Aires na Argentina foi classificada em 66º lugar no mundo, tornando-se a universidade mais bem colocada da América Latina. É seguido pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) que ficou em 100º lugar e a Universidade de São Paulo (USP) – classificada em 115º lugar. Completam o top 3 das melhores universidades brasileiras a Unicamp, em 233º lugar e a Universidade Federal do Rio de Janeiro no 380º lugar.

Ásia

As universidades asiáticas subiram no ranking este ano – e agora existem 26 no total entre as 1.000 primeiras. A classificação mais alta entre eles é a Universidade Nacional de Cingapura, em 11º lugar. É seguido de perto pela Universidade Tecnológica de Nanyang (também em Cingapura) em 13º lugar. A universidade mais bem colocada da China é a Universidade Tsinghua – classificada em 15º.

África

As duas universidades africanas mais bem colocadas estão ambas na África do Sul, embora estejam bem distantes nas classificações. No número 220, fica a Universidade da Cidade do Cabo. Mas você tem que ir até o 403º lugar para encontrar o próximo – a Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo. A Universidade Americana no Cairo, Egito, – classificada em 411º lugar – é a terceira universidade da África com melhor desempenho.

Europa

A Europa está densamente repleta de muitas das melhores instituições de ensino do mundo. Com um total de 381 universidades europeias posicionadas no ranking das melhores universidades do mundo, representam cerca de 38 por cento de todas as universidades incluídas.

O Reino Unido possui o maior número de universidades classificadas internacionalmente na Europa, com 84 inscrições, seguido pela Alemanha (46) e pela França (31). No entanto, é a Suíça que se junta ao Reino Unido ao ter uma universidade classificada entre as 10 melhores do mundo.

Oceânia

Formada essencialmente pela Austrália e pela Nova Zelândia, a instituição com melhor classificação na região é a Australian National University em Canberra (31 na lista global). É seguida pela University of Sydney e pela University of Melbourne, que classificam em 40 e 41, respectivamente.

O ranking das Melhores Universidades do Mundo – TOP 25
Ranking das Melhores Universidades do Mundo – 2021 – QS – Fonte: http://www.engenheironaweb.com

Caso queria saber qual é a melhor universidade de engenharia e tecnologia do mundo, clique aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja engenheiro, arquiteto ou simpatizante! Vamos fazer chegar ao máximo de pessoas possível! Conhecimento nunca é demais e com conhecimento poderemos mudar a vida de outras pessoas e melhorar o mundo!

Quer receber mais notícias como essa? Cadastre-se neste site (aqui ao lado) e receba as novidades!

Tem dúvidas, críticas, sugestões? Divida comigo e me ajude a melhorar esse blog! Faça seu comentário!

Fontes:

Advertisements
Imagem padrão
Engenheiro na Web
Engenheiro na Web é o heterônimo de vários Engenheiros comuns pelo Brasil. Gosta de navegar pela Web, em busca de novas informações e conhecimentos. Seus pensamentos não param e, por isso, ele precisa escrever.
Artigos: 318

Um comentário

  1. […] Como a consultoria britânica divide em vários assuntos diferentes, vamos apresentar aqui o TOP 10 com as melhores universidades de engenharia e tecnologia do mundo. O ranking completo você pode ler aqui. […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: